Todo novo leitor de quadrinhos de super-heróis esbarra em uma barreira que muita vezes o impede de continuar e desistem no meio do caminho por se sentirem presos em um labirinto. Por onde começar?

T2E21: Three Man and a Comics Book / Simpsons

Esse poderia ser um texto bem simples onde tudo que veria são indicações de grandes histórias, que seguindo uma linha cronológica irá te situar situar e no final se sentirá encaixado no meio podendo seguir do ponto atual, mas não é tão simples assim, e nunca será, contudo, isso não é tão ruim quanto parece.

Marvel e DC possuem mais de 80 anos de história, e entender esses 80 anos não será algo que pode ser compreendido com um único texto e simples recomendações. Qualquer leitor que já tenha se aventurado no mundo dos heróis começou do mesmo ponto: Completamente perdido.

Capa Variante de Detective Comics #1000 (2019) / DC Comics

Um dos principais questionamentos de novos leitores é como os personagens muito, principalmente caso seja feita uma leitura variada de épocas. Talvez seja complicado demais aceitar essa mentalidade, mas ela possui uma explicação facilmente aceitável.

As histórias em quadrinhos se moldam com a época em que vivem, seus roteiros e personagens sempre irão se parecer com a realidade e a tendência de seu tempo. É muito normal se deparar com mudanças de personalidade ou aparência durante a leitura de uma história dos anos 70 comparada com a dos anos 2000, mas ainda assim a essência e a ideia original de cada herói continua viva. Em determinado momento o Hulk está vestindo apenas um short roxo e em outro momento uma armadura futurista.

The Incredible Hulk #219 (1978) e Infinity #06 (2013) / Marvel Comics

Não se importe em tentar entender esse mundo e complicar a si mesmo buscando um farol no começo do caminho com algo como uma “ordem de leitura”. A parte mais divertida quando se está iniciando nas histórias de heróis são as surpresas que encontrará. Se encante com uma capa, se decepcione com boas ideias sendo desperdiçadas, se divirta com histórias despretensiosas e se impressione com coisas tão fora da caixa que não parecem fazer sentido algum quando olhado a primeira vista, mas que com o tempo lhe faz querer mais.