Então eu li, Armageddon 2001 (1991). Uma mega saga envolvendo viagem no tempo, e muito futuro alternativo. Bem interessante.

Na trama Matthew Ryder vive em um futuro distópico, com uma pegada que lembra 1984, esse futuro é governado por um ser chamado Monarca. O que se sabe é que Monarca era um herói no passado, mas algo o fez mudar de lado. Cansado do mundo que vive Matthew dá um jeito de viajar no tempo e voltar até o ano de 1991, para com isso, descobrir que herói se tornaria o Monarca.

A saga passa pelas revistas anuais dos respectivos heróis investigados. Isso faz com que gere boas histórias, com Matthew analisando os possíveis futuros de cada herói. Dessa forma, ao contrário da maioria das sagas, seus Tie-in tem grande importância, além de serem divertidos.

Se fosse só por isso, a saga seria redondinha, mas infelizmente teve um porém em sua concepção. Ficou decidido que o vilão Monarca seria o Capitão Átomo, mas de alguma forma, nos últimos meses e momentos da saga essa informação vazou.

Os editores e artistas tiveram que mudar de última hora a identidade do vilão. Deixando o final da história, meio sem pé nem cabeça. A saga não atinge todo seu potencial por conta desse vazamento de informação.

Para encerrar, a saga conta com mais duas minisséries, Armageddon Agenda Alien e Armageddon Inferno. Este último, sendo o responsável por trazer de volta a cronologia da DC os heróis da saudosa Sociedade da Justiça. Tanto Matthew Ryder, como Monarca e a SJA seriam de vital importância para a DC no futuro, com a saga Zero Hora.